Contato

Para entrar em contato com a equipe técnica do Projeto kaeru envie um e-mail para: projetokaeru@isec.org.br/ projetokaeru@gmail.com

A sede do Projeto está na Al. Joaquim Eugênio de Lima, 598 próximo ao metrô brigadeiro (São Paulo – SP)

Recomendamos que entre em contato com a coordenação para agendar visita.

 

48 respostas para Contato

  1. Estou entrando em contato, pela primeira vez com V.Sas.,e antes de mais nada, gostaria de agradecer por essa iniciativa preparar as crianças vindas de escolas japonesas para adaptação no Brasil. Temos duas filhas que estão estudando em escola japonesa e já estamos preparando nosso retorno ao Brasil, em São Paulo. Se possível, por favor, gostaria que nos informassem o nome em japones dos documentos necessários (por exemplo Histórico Escolar, certidão de conclusão etc) para prosseguimento dos estudos no Brasil. Temos duas filhas, uma terminou o shogaku esse ano, e outra está cursando a quinta série.
    Novamente, parabenizamos por esse projeto, e antecipadamente agradecemos pela informação. Muito Obrigado.

    • projetokaeru disse:

      Olá, Desculpe a demora.

      Os documentos que o Sr. citou são:
      卒業証明書 (そつぎょうしょうめいしょ)
      成績証明書 (せいせきしょうめいしょ)
      教育課程(履修状況)証明書 (きょういくかてい(りしゅうじょうきょう)しょうめいしょ

      Estes são de muita importância e também seria bom ser validado no Consulado do Brasil no Japão. Informe-se lá.

      Além disso, detalhes você poderá encontrar em downloads guia educacional do ISEC. ok?

      Até mais e bom retorno.
      Se precisar entre em contato conosco novamente.

      Att,
      Glaucia Sawaguchi
      Psicologa – Projeto Kaeru

  2. Osvaldo Shintani disse:

    Estou retornando ao Brasil agora em Abril,gostaria de saber se vcs auxiliam as criancas aqui em Sorocaba,meus filhos tem 16 e 11 anos.Desde ja agradeco o auxilio e a compreensao de voces.
    Aguardo resposta.

    • projetokaeru disse:

      Olá!
      Sr. Osvaldo,

      Infelizmente não atendemos em Sorocaba devido a longa distância. Por enquanto, estamos somente na cidade de São Paulo.
      Se o Sr. se instalar em Sorocaba e necessitar de alguma ajuda em específico, pode contatar-nos. Podemos dar também assistência aos Pais, professores e alunos também.
      Bom retorno,
      Att,
      Glaucia Sawaguchi

      • katia disse:

        Ola Senhor Osvalo ou a quem interessar, estou passando pelo mesmo problema de readaptaçao do meu filho, chegamo em dez /2011
        meu filho fez 3 anos d alfabeziacao particular no japao, mas nw adiantou muito,
        bem aqui encontri uma escola com 20 alunos por serie, e apenas uma sala por série, estao fazendo o possivel para auxiliar meu filho, e indico uma Psicopedagoga que fala japones e esta auxiliando meu filho Sra Keiko Yabiku tel 9786-9853

    • katia disse:

      Ola Senhor Osvalo ou a quem interessar, estou passando pelo mesmo problema de readaptaçao do meu filho, chegamo em dez /2011
      meu filho fez 3 anos d alfabeziacao particular no japao, mas nw adiantou muito,
      bem aqui encontri uma escola com 20 alunos por serie,escola O Farol, e apenas uma sala por série, estao fazendo o possivel para auxiliar meu filho, e indico uma Psicopedagoga que fala japones e esta auxiliando meu filho Sra Keiko Yabiku tel 9786-9853

  3. simone nakayama disse:

    Ola! estamos voltando agora em maio,gostaria de saber se vcs atendem no abc paulista….Desde ja obrigada!

  4. simone nakayama disse:

    Ola!eu novamente…Gostaria de saber se para matricular meus filhos em escolas particulares e preciso todas as documentacao aqui do Japao…. desde ja obrigada!

    • projetokaeru disse:

      Olá Simone,
      Sim, seria importante você levar toda a documentação, devidamente registrada na escola e com autorização do consulado para validação. Estes documentos precisariam estar todos traduzidos para o português para facilitar o entendimento por parte da escola.
      Se seu filho for do ensino fundamental, não é um item obrigatório e ele deverá entrar na série correspondente de sua idade, mas se for do Ensino médio, ele precisará de toda a documentação e provavelmente um teste de qualificação.
      Enfim, a documentação sempre será importante e é algo que pode comprovar o que ele fez durante sua estada no Japão.

      Sem mais, qualquer dúvida, estamos à sua disposição.
      Att,
      Glaucia Sawaguchi

  5. Jefferson disse:

    Olá. Sou estudante de química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ em minha monografia abordarei sobre o ensino de química para filhos de dekasseguis retornados. Suas principais dificuldades em relação à disciplina, bem como possíveis divergências em relação aos conteúdos e metodologias. Gostaria de saber se há a possibilidade de que seja feita uma visita minha ao projeto para melhor conhecê-lo bem como a algumas escolas atendidas afim de obter relatos de alguns alunos que tenham vivido tal experiência em relação à disciplina química.

    Aguardo resposta,

    Jefferson

    • projetokaeru disse:

      Olá Jefferson,
      Nós atendemos escolas de São Paulo e o trabalho é voltado para o Ensino fundamental. O livro se encontra on line na página de downloads e você pode encontrar várias informações necessárias conhecer o nosso projeto.

      Att,
      Glaucia

  6. Aline Terakawa disse:

    Chegamos a pouco tempo,por receio vamos matricular nosso filho numa escola particular,ele já apresenta alguns dos problemas citados ao vir para o Brasil por causa de ter estudado até o segundo ano em escola brasileira e ficado até a 5a série em escola japonesa,gostaria de saber se é possivel conseguir uma boa escola publica nessa época do ano ou se conseguiria algum auxílio do projeto mesmo ele estando em escola particular.
    Obrigada.

  7. Cristiane disse:

    Olá! Estou tentando baixar o livro sobre o projeto e não consigo. Gostaria muito de saber mais sobre o projeto, já que minha pesquisa de mestrado está relacionada a este tema. Inclusive o meu TCC também abordou a educação das crianças envolvidas no movimento dekassegui. Como faço para ter um exemplar impresso, já que sou de LONDRINA-PR?
    Obrigada
    Cristiane

  8. JANETE NAOMI TANAKA disse:

    Olá, entrei em contato em dezembro para falar do caso de meu enteado que está para vir morar conosco, ele nunca esteve no Brasil e já não tem contato com o pai desde os 3 anos ( ele vai fazer 14 anos). Ele está para chegar em fevereiro e estou muito preocupada em relação aos estudos dele, se ele vai conseguir seguir os estudos no Brasil pois ele tem um pouco de dificuldade no português. Por favor entrem em contato pois as aulas logo irão começar e tenho que correr atrás da documentação… Obrigada.
    Janete

    • projetokaeru disse:

      Olá Janete, tudo bom? Tentamos entrar em contato contigo através do número que possuímos, mas este dá como inexistente. Se possível, entre em contato conosco através do número 9 9963-5145, ou deixe-nos seu contato para retornarmos.
      Obrigado,

      Atenciosamente,
      Projeto Kaeru

  9. Adriana Eto disse:

    Olá! Meu nome êh Adriana e gostaria de informações.
    Meu filho estuda em escola japonesa e em julho pretendo ir embora, gostaria de saber qual i procedimento tomar tipo: documentos necessários, se tem que levar em algum órgão japonês, se tem que levar no consulado e etc..
    Meu filho está no 6 nensei na escola de mie-Kameyama, só que até a metade do 5 nensei ele estudou em Suzuka, onde morávamos antes.
    Terminou o 5 nensei e começou o 6 nensei em Kameyama.
    No caso em que escola tenho que pedir!
    Qto tempo antes tenho que deixar pedido?
    Aguardo resposta, obrigada!

    • projetokaeru disse:

      No nosso site, tem a listagem dos documentos necessários e no guia educacional também constam essas informações e endereços úteis. Podem dar download..

      Sim, precisa trazer os documentos de TODAS as escolas que frequentou (se frequentou alguma outra antes de Suzuka também), sempre lembrando que vale a equivalência, assim, se não tiver a documentação OFICIAL, a criança precisará passar por uma prova de classificação para ser matriculada na série de sua competência. Trazer, pelo menos, historico escolar, atestado de frequencia ou de conclusão de primário ou ginásio, no caso dele do primário, se concluiu o sexto ano. Tem que pegar os documentos da escola de Suzuka e agora de Mie-Kameyama. Todos esses documentos devem ir para o Gaimusho e receber o carimbo deles. depois, tem que levar todos ao consulado Brasileiro, no caso, de Nagoya e trazer. Aqui, precisa passar por um tradutor juramentado. Eu já pediria isso agora. O que ele faz agora?ginásio? se for, deve trazer o atestado de matricula, também passando pelo Gaimusho e Consulado. No guia, tem como mandar para o Gaimusho a documentação e como pegar isso e levar para o COnsulado.
      Qualquer dúvida, me escreva novamente.
      Um abraço
      Kyoko

  10. Priscila disse:

    Ola,voltei para o Brasil agora em Dez.,quando estava no japao fui numa paletas de voces em Hiroshima,e meu filho de 10 anos comecou a estudar aqui no pela primeira vez,ele sempre estudou em escola japonesas,gostaria de saber se vcs auxiliam as criancas aqui em Sorocabae regiao ?Desde ja agradeco o auxilio e a compreensao de voces.
    Aguardo resposta.
    Priscila

    • projetokaeru disse:

      Não estamos conseguindo atender mais do que a cidade de Sâo Paulo mas se não for atendimento semanal à crianças e aulas de alfabetização gratuita que só ocorre na sede, na Liberdade, orientações e outros tipos de apoio que podem ser dadas à distância, estamos às ordens. Ela pode entrar em contato por e-mail (projetokaeru@isec.org.br), por telefone
      (11- 3203 1916 ou 999635145) ou vir até aqui.

      Att,
      Projeto Kaeru

  11. Jamil Aizawa disse:

    Ola,pretendo voltar ao Brasil em janeiro de 2015 e os meus filhos nao sabem o portugues eles estao estudando na escola japonesa desde o primeiro ano hoje eles estao no tyugakoo 1 e kouko 2, estou pensando em tira los da escola e coloca los numa escola brasileira sei que muito pouco tempo para eles aprenderem o portugues,mas espero estar ajundo-os sera que isso seria bom para eles,pretendo voltar para a minha cidade que e Mogi das Cruzes sei tambem que voces tem dado auxiio la por favor sera que voces poderiam me orientar corretamente como devo ajir em relacao a isso tudo, pois tem muita gente achando que eu deveria aguardar eles se formarem aqui. aguardo resposta

    • projetokaeru disse:

      Olá Jamil, tudo bom?
      Não precisaria mudar de escola mas poderia acrescentar aulas de português intensivo para que, pelo menos o vocabulário necessário para comunicação esteja adquirida. Não se esqueça de trazer toda a documentação de TODAS as escolas que as crianças frequentaram. A nossa LDB prevê equivalência por isso, tudo o que estudaram nas escolas japonesas vai servir, não interrompa o semestre, traga quando tiver terminado o semestre ou o ano letivo (não precisa terminar o koukou inteiro mas o ano ou o semestre, OK?)
      Quando chegarem e precisarem de apoio, procure-nos.
      Um abraço

      Kyoko

  12. Olá, estou entrando em contato pela primeira vez aqui.. mandei por e-mail, mais a resposta ainda não veio.. eu gostaria de saber, se eu terminar o Koukou aqui no Japão, posso prestar vestibular na faculdade ai do Brasil ou, tenho que estudar na escola ai do Brasil para pretar o vestibular ai no Brasil.. aguardo resposta…

  13. Valéria Yonea disse:

    Olá, morei no JP durante 20 anos e há 3 anos estou no BR, minha filha se alfabetizou no Nihon, e quando viemos para o Brasil pedimos o histórico para a escola, o pai dela ficou de mandar para o Br, infelizmente até agora ele não mandou nada e perdemos o contato com ele, eu gostaria de saber como posso requisitar a 2ª via do historico escolar japonês, pois a escola aqui do RS está cobrando isso dela. Desde já meu mutio obrigada a todos vocês.

  14. Jamil Aizawa disse:

    gostaria de saber quais os documentos necessarios que devo pedir nas escolas japonesas tenho um filho no tyugako e outra no kouko ,se for possivel enviar em nihongo agradeco pela atencao ,aguardo resposta

  15. Maria disse:

    Vou retornar ao Brasil com 2 filhos que concluíram o koukou, recebi os documentos p/enviar a Osaka, mas só consta um sobrenome (eles tem 2), será que posso mandar assim mesmo ou tenho que pedir novamente com o nome completo. Desde já agradeço pela atenção!

  16. Alessandra Harue Kobayashi disse:

    Bom dia moro no Japão e estou retornando pro Brasil no mês 8 e tenho dois filhos em idade escolar uma de 10 e outro de 7 anos eles nascerem aqui no Japão desde pequenos sempre estudaram em escolas japonesas pois na província que moro não tem escola brasileira eles falam bem o português so que ainda não escrevem o português qual o procedimento que tenho que fazer sendo que eles não escrevem o portugues e se eles continuarão na série que estão aqui no Japão desde já agradeço pela atenção muito obrigada

  17. Alessandra Harue Kobayashi disse:

    Bom dia moro no Japão e estou retornando pro Brasil no mês 8 e tenho dois filhos em idade escolar uma de 10 e outro de 7 anos eles nascerem aqui no Japão desde pequenos sempre estudaram em escolas japonesas pois na província que moro não tem escola brasileira eles falam bem o português do que ainda não escrevem o português qual o procedimento que tenho que fazer sendo que eles não escrevem o português e se eles continuarão na série que estão aqui no Japão desde já agradeço pela atenção muito obrigada

  18. Alessandra Harue Kobayashi disse:

    Bom dia moro no Japão e estou retornando pro Brasil no mês 8 e tenho dois filhos em idade escolar uma de 10 e outro de 7 anos eles nascerem aqui no Japão desde pequenos sempre estudaram em escolas japonesas pois na província que moro não tem escola brasileira eles falam bem o português do que ainda não escrevem o português qual o procedimento que tenho que fazer sendo que eles não escrevem o português e se eles continuarão na série que estão aqui no Japão desde já agradeço pela atenção muito obrigada

  19. BRUNO LARUCCI SAITO disse:

    Bom dia.
    Enviei um e-mail há alguns dias e não obtive resposta do Projeto Kaeru.
    E-mail:
    Prezados, boa tarde.
    Atualmente, minha filha está no 小学1年生. Ela estará vindo ao Brasil este ano. Gostaria de saber qual documentação japonesa necessária para ingresso na escola no Brasil?
    Eu moro em São Paulo na Vila Marina. Qual escola vocês recomendam para que o Projeto Kaeru possa melhor atende-la?

    • projetokaeru disse:

      Caro Bruno

      No caso da sua filha, apenas o atestado de matricula ou de conclusão do primeiro ano com o historico escolar. Passe os documentos no Gaimusho e Consulado para receber as devidas autenticações. Quando chegar ao Brasil, entre em contato conosco, teremos prazer em apoiar no que for possivel. Vocês vão optar por escola publica ou particular?
      Possso pedir para um membro da equipe que atende a Vila MAriana para que entre em contato com você. quer me passar os seus contatos?
      Um abraço
      Kyoko

  20. Elton gustavo bueno disse:

    Bom dia, gostaria de saber como faço pra pedir o historico escolar japonês, estudei la de 97 a 99, sera que da???

    • projetokaeru disse:

      Olá, Elton

      Você teria os dados certinhos de em que período cursou que séries?
      Teria o nome da escola e o endereço dela?
      Com alguns dados podemos pensar em mandar uma carta para a escola, oferecendo todos os dados do aluno e solicitar que enviem o histórico escolar. A carta deve seguir em japonês, na impossibilidade, em inglês e colocar dentro do envelope um outro envelope selado endereçado a você para que eles possam apenas colocar nos postos de correio encontrados pela cidade.
      Se tiver mais dúvidas, escreva-nos novamente. Estamos à disposição para auxiliar no que for possível

      Projeto Kaeru

  21. Patricia disse:

    Oi gostaria de saber como funciona o projeto Kaeru no momento estou no Japao mas estou pretendendo voltar para o Brasil…..Tenho uma menina de 10 anos estudou ate a segunda serie em uma escola brasileira e depois foi para escola japonesa,agora esta no 5 nen sei…..o meu menino tem 9 anos e estudou por pouco tempo em uma escola brasileira mas nao sabe o alfabeto direito agora esta no 3 nen sei …..Quando voltar ao Brasil vou morar na Penha em Sao Paulo..,
    Gostaria de saber como terei q fazer com o ensino dos meus filhos?
    Que escola devo procurar para eles???
    Obrigada fica aguardando a resposta…..

  22. Joseneide da Costa Tahara disse:

    Oi bom dia,
    Eu e minha filha voltamos ha quase um ano do Japao, ela estava estudando o 1nensei,estava falando bem nihongo, mas aqui no Brasil esta esquecendo o idioma, e me pedi sempre para estudar japones, gostaria de saber se projeto de vcs inclui aulas de nihongo, ou onde posso encontrar escola que inclui a materia.
    Desde ja agradeço.

  23. Olá, bom dia, tudo bom ?

    Meu nome é Isabella e sou estudante de Serviço Social pela PUC-SP.
    Estou entrando em contato pois minha minha colega, Fabiane, e eu estamos fazendo nosso tcc sobre dekasseguis, vinculando a emigração japonesa com o objetivo de se ter obter trabalho.
    Com nossas pesquisas encontramos o nome do projeto kaeru e ficamos interessadas em conhece-lo e também saber se há atuação de algum assistente social dentro do projeto.
    Gostaríamos de saber se podemos conversar mais sobre o projeto e sobre a historia de migração japonesa?

    Desde já agradecemos e aguardamos o retorno,

    Isabella Germano

  24. Olá, sou Nara Kawasaki tenho um projeto no Núcleo Recriar para Nagahama, Hikone e região de Shiga. Proposta do Núcleo Recriar: Toda semana atividades recreativas, a arte como ferramenta de aprendizado. Trabalhar em equipe, com atividades em suas diversas formas, música, dança, teatro, poesia, e a leitura, são elementos da cultura, as crianças se apaixonam por histórias, pela leitura através das brincadeiras, movimentando a fantasia, os sonhos, usando a criatividade como âncora para adquirir novos conhecimentos que os preparam para integrar em um novo contexto. Em tempos de internet, vídeo games, o alvo é atrair a atenção das crianças que vivem um mundo particular, sem interagir, não exploraram a expressão corporal, coordenação motora, a curiosidade visual, o toque, o trabalho manual, as brincadeiras pedagógicas. Este é o propósito do Núcleo Recriar, gostaria de saber mais sobre o Projeto Kaeru para pode somar ao meu projeto aqui no Japão
    Atenciosamente
    Nara Kawasaki
    Obs (caso não encontre meu e-mail meu Facebook Nara Hana Kawasaki

  25. Bruna Shibasaki disse:

    Ola eu estudei no japão desde 94 até 2000 perdi aqui no Brasil meu historico como consigo a segunda via??
    Se é que eu consigo…

  26. Aya Sasaki disse:

    Prazer
    Me chamo Aya Sasaki.
    Estou ajudando o trabalho do Mauricio de Sousa.
    Gostaria de visitar ao seu escritório para saber o seu projeto.

    Referências:

    http://mainichi.jp/articles/20161223/ddn/012/040/035000c

    • projetokaeru disse:

      Bom dia Aya, desculpe a demora em retornar o contato, estamos retomando as atividades do blog em 2017. Caso ainda queira, pode nos visitar em nossa sede às quintas, das dizend que ela pode visitar a sede às quintas feiras entre 15 e 17 hs.
      Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s