Movimento dekassegui: Crise econômica e retorno

O ISEC (Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural) e a Fundação Mitsui Bussan do Brasil realizam, no dia 1º de Setembro, na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa,  rua São Joaquim 381, São Paulo, o seminário “Movimento dekassegui: crise econômica e retorno”.

Participarão do encontro, Elisa Massae Sasaki, doutora pela Unicamp e professora da UERJ que falará sobre o tema “Brasileiros entre o Brasil e o Japão no início do século XXI: Permanências e Impermanências”; Kimiko Nii, professora do Aichi Kyouiku Daigaku, que apresentará o tema “Novas tendências nas questões educacionais de crianças brasileiras no Japão. Exemplos de Aichi e Shizuoka”.

Também serão apresentados os resultados dos programas do ISEC: “Recolocação profissional e condições de trabalho” – Niatre (Núcleo de Informação e Apoio aos Trabalhadores no Exterior); “Projeto Kaeru: Programa de inserção de crianças retornadas às escolas”, Kyoko Nakagawa, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP e coordenadora do projeto; “Projeto Kaeru: Metodologia e instrumentos de trabalho”, Cristina H. Sumita, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e membro do projeto; “Projeto Kaeru: perfil e dificuldades encontradas”, Glaucia T. Sawaguchi, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro do projeto.

O seminário se encerrará com a exibição do documentário “Expulso pela crise”, realizado por Adriana S. Nakamura, graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela ECA-USP e debates.

Entrada franca. Maiores informações pelo tel. 3203-1916.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Esse post foi publicado em Artigos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s