Perceberam que o sistema de contagem de estrangeiros mudou e assim, temos números diferentes que podem confundir os pesquisadores. Assim, através de uma pesquisa, com fonte segura, temos a seguinte explicação.
Agradecemos ao Sr. Toshio Shibasaki que nos forneceu explicações seguras sobre as diferenças.
A explicação do Ministério da Justiça Japonesa sobre as diferenças nos sistemas de contagem que geraram as tabelas apresentadas no link postados na semana passada, é a seguinte:
○;1 – Anteriormente, a estatística de estrangeiros era produzida baseada nos dados cadastrados conforme “Gaikokujin Tourokuhou”.
○;2 – A partir de julho de 2012, foi introduzido um novo sistema de controle de estrangeiros residentes no Japão, com a implantação do zairyu card..
○;3 – De acordo com esse novo sistema foram computados, como estrangeiros residentes no Japão, aqueles que possuem vistos de médio e/ou longo prazo e aqueles que possuem visto de permanência especial.
○;4 – Assim, essa mudança no sistema de contagem de estrangeiros gerou diferenças no total de estrangeiros computados. Portanto, não é possível fazer uma simples comparação entre esses dados com os dados publicados em anos anteriores, embora ambos contenham o numero de estrangeiros computados. .
– Estrangeiros residentes com vistos de “médio e longo prazo”, refere-se àqueles estrangeiros que estão no Japão por um período médio e longo, devidamente autorizados pelo Nyukanhou (sob a lei de imigração – de entrada, saída, e de refugiados), porém, que não correspondem a nenhuma das 6 condições abaixo:
(1) Possuem permissão de permanecer no país por menos de 3 meses
(2) Possuem permissão de permanecer no país por um período curto.
(3) Possuem permissão de permanência diplomática ou pública.
(4) A ser decidido no Ministério da Justiça, como condições subordinadas aos três itens acima (funcionários do escritório central da Comissão de Relações do Leste Asiático ou Representação Palestina no Japão, que
possuem autorização de permanência para exercerem funções específicas, bem como seus familiares).
(5) Permanentes especiais
(6) Pessoas que não possuem autorização de estarem no Japão.
外国人に関する統計の方法が変わりましたので、異なるデータが研修員たちを混乱させる可能性があります。調べてみたところ、次のような説明に到達しました。
以前との違いについて詳しい説明を提供してくださった柴崎敏男様、ありがとうございました。
法務省の説明は
①以前は「外国人登録法」に基づき外国人登録をしている外国人の統計を作成してきた。
②2012年7月から新しい在留管理制度が導入された。
③従い、新しい在留管理制度の対象となる
「中長期在留者」及び「特別永住者」(これを合わせて「在留外国人」という。)を対象として,日本に在留する外国人の実態についての統計の作成を行うこととなった。
④今回の制度改正により対象範囲が異なることとなったため,在留外国人数と従来の外国人登録者数とを単純に比較することはできない。
なお、「中長期在留者」とは,入管法上の在留資格をもって我が国に中長期間在留する外国人で,具体的には次の(1)から(6)までのいずれにもあてはまらない人。
(1) 「3月」以下の在留期間が決定された人
(2) 「短期滞在」の在留資格が決定された人
(3) 「外交」又は「公用」の在留資格が決定された人
(4) (1)から(3)までに準じるものとして法務省令で定める人「特定活動」の在留資格が決定された,亜東関係協会の本邦の事務所若しくは駐日パレスチナ総代表部の職員又はその家族の方)
(5) 特別永住者
(6) 在留資格を有しない人