Dados do Itamaraty de dezembro de 2013, apontam importantes tendências sobre as questão dos brasileiros presos no exterior. A questão dos brasileiros no Japão, merece destaque pois, mostra um perfil bastante peculiar e a “evasão” escolar (exclusão escolar) apontada como principal fator nesse aumento de criminalidade.
Confiram no link a seguir, enviado pelo representante do CRBE Miguel Kamiunten (Japão)
https://www.youtube.com/watch?v=dsX6BG5eXJU&index=54&list=UURglUr6V_SSeKhynBPy–KQ
Provavelmente a “evasão” escolar não teria com a delinquência, uma relação de causa e efeito, simplesmente. Se pensarmos que o que ocorre não é bem a “evasão” mas a “exclusão” escolar, sendo que as crianças vão sendo gradativamente excluídas NA escola e depois DA escola, várias questões anteriores à “evasão” merecem ser revistas e questionadas. Se pensarmos que a única forma de alguns adolescentes conseguirem um certo reconhecimento seja através de inserção em grupos pouco recomendáveis, podemos imaginar que as outras tentativas de serem aceitos em outros grupos falharam?……
A matéria a seguir traz no corpo do seu texto algumas informações: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140522_brasileiros_presos_exterior_jf_fl