Meta será recuperar adolescentes de 15 a 17 anos que abandonaram o Ensino Médio, a partir de currículo flexível
O Censo Escolar 2015, divulgado nesta terça-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC), estima em 3 milhões o número de crianças e adolescentes longe das escolas. A evasão é maior entre jovens de 15 a 17 anos, que somam mais de 1,6 milhão de estudantes que abandonaram o Ensino Médio. A realidade levou o MEC a elaborar um programa para atrair esses estudantes para a rede pública. “Todo ano esse número aparece (no censo), mas nós não aceitamos mais. Esse jovem não é só estatística”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Segundo ele, a proposta está em elaboração para ser apresentada em abril, a partir do mapeamento do endereço dos estudantes. A ideia é ganhar a adesão de prefeituras e governo estaduais para recuperar esses jovens. “Os prefeitos têm de estar nisso e, principalmente, as secretarias estaduais. Acho que vai dar um trabalho grande, mas acho que o Brasil deve isso a esses jovens”, disse.
A maior parte da evasão ocorre nos anos finais do Ensino Médio. Mercadante avaliou que isso se deve ao choque sofrido por estudantes mal formados no Ensino Fundamental, que chegam ao Médio com dificuldade para lidar com o currículo escolar de 13 disciplinas.
Leia a matéria completa clicando aqui
Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de autoria e responsabilidade do Portal Brasil