O Carnaval não é uma festa exclusiva do Brasil, mas com certeza é o de maior expressão no mundo. E se temos o carnaval de maior expressão, certamente que o Asakusa Samba Carnival é o segundo maior. Acontecendo sempre no último sábado de agosto, no bairro de Asakusa em Tóquio, o evento conta com 18 escolas de samba e mais de 5000 sambistas e passistas.
Refletindo os laços próximos com o Brasil, que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão, o evento conta com carros alegóricos, bateria de samba e, claro, sambistas emplumadas. O evento acontece entre as 13h00 e 18h00.
Assim como no Rio e em São Paulo, o Asakusa Samba Carnival acontece na rua, para ser mais exato, na Kaminarimon Dori, a rua que passa em frente ao portão Kaminarimon e o tamanho do “Sambódromo” improvisado é médio, 5 a 6 quadras e o evento fica ainda mais interessante se visto próximo à bancade juris, onde os passistas mostram todo seu entusiasmo.
Quando começou o Carnival Samba Asakusa?
Começou no final de agosto de 1981 e desde então tem sido realizados todos os anos, exceto em 2011 quando o festival foi cancelado devido ao impacto do grande terremoto de Tohoku. O objetivo do festival era celebrar e fortalecer o elo existente entre a comunidade japonesa e brasileira, cujos laços se iniciaram a partir do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação em 1895 e logo depois com o início da Imigração Japonesa no início do século passado.
Parte desta matéria foi retirada da matéria de Silvia Kawanami, do site www.japaoemfoco.com