Na rede privada, relação é de 7 para 10; dados são de um questionário de 2015
por Érica Fraga, da Folha
Apenas 4 em cada 10 alunos brasileiros de 15 ou 16 anos que frequentam escolas públicas esperam concluir um dia o ensino superior convencional —com, no mínimo, quatro anos de duração— ou uma pós-graduação. Entre os estudantes da rede privada, a relação salta para quase 7 em 10.
Esse retrato emerge dos questionários que os adolescentes do país preencheram ao realizar o último Pisa, teste internacional de aprendizagem, em 2015, segundo levantamento inédito do Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).
Qual das seguintes etapas você espera completar?*
*O levantamento foi realizado a partir de informações de 17.523 alunos de 15 ou 16 anos, representativos de todos os estados brasileiros, divididos da seguinte forma: 15.087 de escolas públicas e 2.346 de escolas privadas. Outros 527 são estudantes de escolas particulares, mas com nível socioeconômico similar ao dos alunos da rede pública **Cursos de graduação de, no mínimo, quatro anos de duração Fonte: Estudo feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) a partir de dados do Pisa referentes a 17.523 alunos de 15 ou 16 anos, representativos de todos os estados brasileiros.
Diferenças de oportunidades ao longo da infância e da adolescência levam os jovens brasileiros a desenvolverem níveis distintos de aspiração. Isso ajuda a criar um hiato de expectativas em relação à formação educacional.
Entre os alunos de escolas públicas, 38% se consideram ambiciosos. Nas particulares, o percentual sobe para 55%. As informações de 17.523 alunos colhidas pelo Iede na base de dados da OCDE (organização responsável pelo Pisa) mostram a cadeia de fatores que explicam esse quadro. O nível socioeconômico da família de uma criança costuma ter grande influência sobre seu futuro. Pesquisas mostram que a escolaridade dos pais é um dos determinantes da aprendizagem dos filhos.
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